Instituições de saúde de Leiria criam Unidade Funcional da Qualidade em Saúde
O Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E. (CHL), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte formalizaram no dia 20 de outubro, a Unidade Funcional da Qualidade em Saúde de Leiria, integrando diversos níveis de proximidade e a globalidade dos cuidados de saúde.
A Unidade conta com a representação das Comissões da Qualidade e Segurança do Doente das três instituições, num total de 13 unidades de saúde de sete concelhos, e visa agilizar o acesso aos cuidados de saúde e promover a uniformização de cuidados, tendo como elemento central o utente.
Esta unidade é, como explicou Bilhota Xavier, presidente da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente do CHL, uma iniciativa pioneira, que vem dar cumprimento ao Despacho n.º 3635/2013, de 7 de março, que explicita como objetivo estratégico na área da saúde continuar a melhorar a qualidade e o acesso efetivo dos cidadãos aos cuidados de saúde, quer ao nível da organização, quer ao nível da prestação. «A criação desta unidade partiu do diálogo entre as três instituições, que querem, acima de tudo, promover uma maior ligação entre os diversos níveis de cuidados», referiu Bilhota Xavier. «Colocamos o cidadão no centro do sistema, um cidadão que é único e que precisa dos nossos cuidados, seja em que nível for», salientou.
Este projeto é, para Ana Maria Pisco, diretora executiva interina do ACES Oeste Norte, e Isabel Poças, diretora executiva do ACES Pinhal Litoral, muito desafiante e importante, e «determinante para os cidadãos e para os profissionais de saúde, já que se promove uma cultura de melhoria contínua da qualidade», salienta Isabel Poças, «garantindo que as melhores normas de qualidade são cumpridas, em todas as fases e em todos os níveis do processo».
Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, afirma que «estamos a cimentar – o que, no fundo, já temos feito –, a tão desejada articulação entre os vários níveis de cuidados na área da qualidade», com «todos os ganhos que daí poderão advir para os cidadãos, com melhor e mais célere acesso aos cuidados».
Manuel José Carvalho, coordenador da Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria (ACES Pinhal Litoral) e membro do grupo de trabalho da nova Unidade Funcional, realçou que Leiria tem sido pioneira na área da qualidade em Saúde, e reforçou que o trabalho já tem estado a decorrer, muito embora a Unidade tenha sido criada oficialmente apenas hoje, com a assinatura do protocolo. A unidade começou na prática há cerca de um ano, tendo já sido desenvolvidos contactos e trabalho comum, com a implementação de normas de orientação clínica, as reuniões sobre temas específicos (como o tratamento de doentes com AVC, diabetes, etc.), e a formação conjunta, entre outras medidas.