«A comunidade alcobacense reconhece o seu hospital com respeito»
Vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça participou no Dia do Hospital de Alcobaça
«A comunidade alcobacense reconhece o seu hospital com respeito», realçou Hermínio Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, na sessão solene que assinalou o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), e que decorreu esta segunda-feira, dia 23 de maio. «O Hospital de Alcobaça é hoje um hospital respeitado», explicou, acrescentando que «é com enorme gratidão que aqui estou, porque este hospital é o que é graças aos seus colaboradores».
Foi igualmente com palavras de gratidão que Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), iniciou a sua intervenção: «As minhas primeiras palavras vão precisamente para expressar que é cada vez mais gratificante pertencer ao CHL», hospital hoje com qualidade acreditada pela Joint Commission International. «Somos uma equipa que trabalha diariamente para atingir níveis de qualidade cada vez mais elevados e que é referência pelo trabalho que desenvolve e pelos serviços que presta aos cidadãos», referiu, salientando igualmente «como é grande a sua mobilização, a sua grande disponibilidade, o empenho e a dedicação que os nossos colaboradores demonstram».
«Creio, após a integração com Leiria, que podemos afirmar que estamos a preparar um novo futuro para o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, que se espera risonho, que prestigia cada vez mais os seus colaboradores e que seja cada vez mais considerado e reconhecido por satisfazer as necessidades dos seus cidadãos», afirmou Helder Roque, alertando, no entanto, que «até há pouco tempo, este era um desígnio impensável para este hospital». «A solidez do nosso trabalho constata-se nos indicadores assistenciais e nos resultados que bem demonstram a nossa vitalidade e também no nível de investimento aplicado na melhoria dos equipamentos e instalações, constituindo a prova de que os bons resultados financeiros que temos tido têm sido aplicados na melhoria do serviço aos cidadãos», explicou o presidente do CA do CHL.
Relativamente aos investimentos realizados, Helder Roque revelou que, com verbas próprias do CHL, sempre em autofinanciamento, e sem qualquer ajuda externa, «até este momento já investimos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira cerca de 1,5 milhões de euros, na recuperação do edifício hospitalar, em áreas técnicas, em equipamentos médicos e equipamentos diversos; e esperamos investir – em obras já em curso ou a aguardar as devidas autorizações – mais 640 mil euros, o que totalizará 2 milhões e 140 mil euros». Sobre estes dados, Hermínio Rodrigues confirmou que «foram superados todos os objetivos e todas as expetativas», reafirmando o apoio e a disponibilidade da autarquia de Alcobaça na promoção deste projeto em crescimento e desenvolvimento que é o HABLO.
O vice-presidente do município de Alcobaça contou ainda o primeiro encontro que os autarcas tiveram com os membros Conselho de Administração do CHL, em que tiveram a oportunidade de conhecer o projeto para o HABLO e os investimentos previstos, e confessou que acharam que não seria possível. No entanto, assumiu, hoje reconhecem que esses objetivos foram cumpridos e ultrapassados, e «hoje temos todos os dias boas notícias do nosso hospital», revelou, e as palavras mais vividas são “respeitabilidade” e “dignidade”. E a autarquia alcobacense está, como reforçou, disponível para apoiar o CHL na contínua afirmação do HABLO.
A cerimónia contou ainda, como é habitual, com o testemunho de um colaborador da casa. Isabel Costa, enfermeira chefe dos serviços de Cirurgia, Medicina e Consulta Externa do HABLO, relatou a sua experiência neste Hospital, onde nasceu, salientando aqueles que considerou os momentos mais marcantes e significativos.
A sessão solene que assinala o Dia do Hospital visa, como explicou Helder Roque, «expressar reconhecimento pelas marcas geradas por todo um modo de vida empreendedor e criativo, distinguindo os colaboradores no ativo com mais de 25 anos de serviço, ao reconhecermos toda a sua dedicação ao serviço do seu hospital», e, este ano especialmente, no Hospital de Alcobaça, «homenagear os anteriores Diretores do Hospital ao serviço do SNS, perpetuar a sua imagem num espaço nobre do Hospital de Alcobaça, ao inaugurarmos após esta sessão solene a Ala dos Antigos Diretores, e desta forma testemunhar e agradecer a sua dedicação o seu empenho, os seus valores e contributos para o engrandecimento desta nossa instituição». As fotografias dos antigos diretores foram expostas pelos próprios ou, no caso de dois ausentes, pelos seus representantes, e mostram, cronologicamente: Delfim Branco Pata (1978-1981), José Carvalho Pedrosa (1981-1985), Óscar Bello (1986-1997), António Ventura Santos (2003-2007) e Adelaide Afonso (1997-2003 e 2007-2009).
Neste dia houve ainda a oportunidade de assistir a uma atuação musical de um grupo de oito colaboradores de vários grupos profissionais, e ainda um lanche preparado pelos próprios colaboradores do HABLO.
Fotogaleria disponível aqui.
Fotogaleria disponível aqui.
Leiria, 27 de maio de 2016