«É nosso dever superarmo-nos diariamente na defesa do HDP» - Helder Roque
«É nosso dever superarmo-nos diariamente na defesa do HDP e no cumprimento da nossa missão de sermos cada vez melhores profissionais de saúde», destacou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, na cerimónia que assinalou o segundo Dia do Hospital Distrital de Pombal, a 27 de junho, e que homenageou os colaboradores da instituição. Helder Roque agradeceu a todos os colaboradores, diretores, chefias, coordenadores e colegas de trabalho, e salientou que «neste dia de festa, queremos distinguir, homenagear e reconhecer todo um modo de vida ao serviço do hospital, e do qual queremos que continuem a ser parte integrante».
A cerimónia teve início com a recitação de um poema por Otília Fernandes, enfermeira chefe do Serviço de Cirurgia do HDP, acompanhada na viola por Gabriela Neves, assistente operacional, e contou com a presença de Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, e Cristina Carvalho, coordenadora do Grupo Funcional da Qualidade do HDP. A conferência solene foi proferida por Helena Vasconcelos, diretora do Serviço de Gastrenterologia do CHL. Diogo Mateus e Helder Roque atribuíram os galardões aos funcionários que completaram 25 anos de serviço, e àqueles que se reformaram no último ano.
Helder Roque salientou que «queremos melhorar ainda mais a acessibilidade, reforçar também ainda mais a consulta externa, otimizar a gestão de camas de internamento, reorganizar a urgência, uma das nossas fragilidades com necessidade de intervenção assim que se disponha dos meios e recursos para o fazer, e reforçar a satisfação e a humanização dos cuidados de saúde, prioridades que devemos ter sempre presentes».
O presidente do Conselho de Administração do CHL enquadrou o momento sensível que vive o país e a saúde, que «não nos deve impedir de impormos novos desafios e que tenhamos a necessidade de imprimir um novo impulso reorganizativo». Helder Roque realçou que pretende dar continuidade ao percurso para a acreditação pela JCI, para que em julho de 2015 esteja concluída. «Significa colocarmos a excelência clínica como meta prioritária para o reconhecimento da nossa qualidade, ao fornecermos bons cuidados de saúde aos nossos cidadãos, humanizados, com segurança e satisfação», reforçou o médico.
Helder Roque afirmou que «com o envolvimento de todos, numa metodologia de trabalho que aglutina contributos e faça convergência de esforços, conseguiremos encontrar as respostas e as soluções que permitam dar continuidade ao nosso reconhecido trabalho, e transformar o HDP numa organização eficiente, reputada e que responda cabalmente, de forma progressivamente mais moderna, às necessidades da nossa comunidade».
«É um próximo ano de trabalho que se antecipa difícil, mas acreditamos que concretizaremos os nossos objetivos com muito empenho, determinação e perseverança, e através de uma equipa de colaboradores cada vez mais coesa e solidária, mais forte e dinâmica» concluiu o presidente do Conselho de Administração do CHL no seu discurso, apelando ainda ao contributo de todos.
«Sinto-me parte da história» foram as palavras de Helena Vasconcelos para dar início a uma pequena resenha do seu percurso profissional no CHL, enunciando os momentos mais difíceis, os mais divertidos e os inesquecíveis. A médica desvendou durante a conferência solene que a receita de sucesso tem de ter «muito trabalho e muita paixão», mesmo quando há a pressão de cumprir objetivos, e quando a qualidade é ameaçada pela velocidade.
A diretora do Serviço de Gastrenterologia enalteceu o trabalho dos enfermeiros e técnicos que fazem a melhor propaganda ao centro hospitalar com uma entrega diária aos utentes, e abordou a importância de refletir continuamente e dar contributos para a melhoria dos cuidados de saúde. Helena Vasconcelos deixou o repto a todos os colaboradores para que, tal como ela, possam dizer «Eu estive lá».
Diogo Mateus proferiu algumas palavras sobre o reconhecimento que deve ser feito a cada colaborador e o conjunto de fatores que fazem a diferença numa equipa. O autarca mostrou disponibilidade para procurar as melhores soluções para alcançar bons resultados no concelho de Pombal, embora nem sempre as circunstâncias o permitam. Digo Mateus defende que o trabalho realizado pela autarquia tem repercussão na vida das pessoas, e «temos muita satisfação e alegria no que fazemos. Continuem a motivar-se e a entregar propostas que ajudem a aumentar o gosto de trabalhar em equipa. Demonstrem pertença, unidade, projeto».