«É uma homenagem a todos pelo trabalho que desempenham pela saúde dos pombalenses»
A Câmara Municipal de Pombal deliberou por unanimidade atribuir a Medalha de Honra Município de Pombal – Grau Ouro ao Hospital Distrital de Pombal, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, «uma homenagem a todos, pelo trabalho que desempenham pela saúde dos pombalenses». Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL recebeu a medalha pelas mãos de Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, no dia 11 de novembro, nas comemorações do Dia do Município, que decorreram no Teatro-Cine da cidade.
Recordando as origens do atual hospital da cidade, Diogo Mateus falou «da dedicação e entrega do HDP para contribuir para o bem-estar da população», que desde 1965, tem «os mais qualificados técnicos de saúde, contribuindo para melhores cuidados» sendo esta homenagem o «reconhecimento do seu valor, o trabalho e dedicação de várias gerações de profissionais que nos últimos 50 anos contribuíram para a saúde dos cidadãos».
«Sabe bem receber esta distinção. É um grande orgulho, e o reconhecimento pelo que tem sido feito, coletivamente, em prol da saúde», afirmou Helder Roque, lembrando que «esta medalha não me pertence, sou apenas o seu fiel depositário. Pertence a todos os homens e mulheres que têm ao longo dos anos contribuído para que o HDP seja o hospital de Pombal, ao serviço das pessoas, que têm trabalhado para que o HDP sirva hoje todos os cidadãos da cidade e desta região».
O presidente do CA do CHL confessou que a gestão do Hospital Distrital de Pombal tem sido um desafio, «exigindo um grande esforço aos seus colaboradores». Lembrou a situação financeira do HDP aquando da integração com o Hospital de Santo André, que a gestão do Centro Hospitalar reequilibrou, regularizando, com verbas próprias, as dívidas do Hospital. «Foi feito um investimento significativo na melhoria do edifício, que já não correspondia às exigências atuais, principalmente em segurança e qualidade na prestação de cuidados, esforço que temos de continuar a fazer, com novos investimentos para recuperação de instalações e melhoria dos serviços».
Diogo Mateus lembrou ainda o esforço do HDP em alcançar a acreditação da Joint Commission International (JCI), que, conforme explicou Helder Roque, «avalia e credibiliza hospitais de todo o mundo, acreditando a qualidade. Digo com segurança e emoção, que já temos um Hospital diferente!».
Destacando o papel da Câmara Municipal na reabilitação do HDP, Helder Roque agradeceu as relações de proximidade e o acompanhamento da autarquia, e lembrou que «ainda há trabalho a fazer, e é isso que nos estimula a ir em frente, para acrescentar valor ao HDP. Trabalhamos para o futuro do Hospital Distrital de Pombal, para que responda às necessidades dos pombalenses e da região, e seja uma referência».
«Esta distinção é um estímulo para continuar a fazer mais e melhor, a superar os desafios. É também um prémio que pertence a todos os colaboradores do HDP, sem exceção, e em nome deles, que aqui represento, dedico esta distinção a todos os cidadãos de Pombal, razão de ser do nosso trabalho, que queremos continuar a servir, porque é essa a nossa missão: servir o próximo. E é uma honra trabalhar com estas entidades, Pombal é um excelente município, e uma referência a nível nacional», rematou Helder Roque.
Na sessão solene das comemorações do Dia do Município, a Câmara Municipal de Pombal homenageou «as pessoas e entidades que alcançam feitos, que evocam solidariedade e partilha, que pensam e atuam para os outros, que se dedicam à promoção e salvaguarda do interesse público, trabalhado para o desenvolvimento social e humano», no fundo, «as instituições e cidadãos que trabalham em prol de causas e com entrega aos outros».