«Queremos distinguir, homenagear e reconhecer o vosso tempo dedicado do hospital»
CHL comemora Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira
«Queremos distinguir, homenagear e reconhecer todo o vosso tempo dedicado ao serviço do hospital, e do qual queremos que continuem a ser parte integrante», afirmou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria, na cerimónia que assinalou no dia 22 de maio, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). Helder Roque valorizou o modo de vida empreendedor e criativo dos profissionais homenageados, com «um profundo agradecimento pelo serviço que prestaram e continuam a prestar aos nossos cidadãos».
«Foram muitas as mudanças que fizemos ao longo destes anos, e não devemos ficar adormecidos e maravilhados com o que conquistámos. É o momento oportuno para prosseguir o projeto que temos para o futuro», adiantou Helder Roque. «Um novo ponto de partida para avançarmos para uma meta difícil mas não utópica, de sermos considerados uma empresa com excelência no trabalho, com satisfação dos doentes que nos procuram, mas também daqueles que trabalham na nossa instituição».
Helder Roque destacou ainda que «temos que saber fazer com que a nossa instituição apresente o melhor clima organizacional e se destaque na excelência no desenvolvimento do seu capital humano». «Esta é uma aposta que permite trabalhar em duas vertentes: se por um lado estamos a promover um melhor ambiente organizacional, onde as pessoas se sintam bem, realizadas e orgulhosas da organização que integram, por outro lado estamos a potenciar profissionais mais motivados e que passam essa atitude para os utentes», frisou o presidente do CA do CHL.
«As competências geram comportamentos, mas é a atitude de cada um nas instituições que faz a diferença e que muda a envolvente», sublinhou Helder Roque. «Este é o desafio que faço ao HABLO – espero que possamos passar das palavras às ações», finalizou o presidente do CA do CHL.
Após um momento musical protagonizado por João Dinis Oliveira, da Academia de Música de Alcobaça, o enfermeiro chefe do Serviço de Urgência do HABLO, Luís Salgueiro, foi o orador da conferência solene, em que mostrou orgulho e satisfação pelo convite. Antes de mais dirigiu palavras de agradecimento aos colaboradores homenageados pelos 25 anos de serviço e que se aposentaram, salientando a alegria, a dedicação, a satisfação e o empenho no contributo que deram ao hospital e que potenciou a afirmação da instituição na região.
Luís Salgueiro fez uma retrospetiva desde a sua entrada no Hospital de Alcobaça, destacando a evolução da organização da estrutura e das equipas de trabalho, e sublinhando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e o aumento da formação dos profissionais. Após algumas dificuldades sentidas entre 2010 e 2012, foi constituído um movimento de cidadãos para a integração no Centro Hospitalar de Leiria-Pombal (na altura assim designado). «Estamos gratos por nos acolher sem preconceitos», agradeceu Luís Salgueiro a Helder Roque. Por fim, o enfermeiro chefe da Urgência do HABLO enalteceu a capacidade dos profissionais deste hospital em responderem sempre às solicitações com profissionalismo, e terminou de olhos postos no amanhã: «Sabemos que o percurso não será fácil, mas temos a esperança no futuro».
O engenheiro José Pedro Duarte, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, retrocedeu no tempo e referiu que em 1600 Alcobaça já era um lugar de destaque, pelo trabalho desenvolvido pela Ordem de Cister. O Hospital de Alcobaça nasceu «do nada» pelas mãos de Bernardino Lopes de Oliveira e Francisco Zagalo. José Duarte enalteceu o trabalho levado a cabo por Helder Roque na administração do CHL, e intitulou-o de «Bernardino Lopes de Oliveira do século XXI». No final do seu discurso, José Duarte congratulou os colaboradores homenageados pela «vida cheia e produtiva no auxílio aos outros, com muita doação, partilha e entrega – o vosso trabalho é notável! Bem-hajam!».
Nesta cerimónia foram homenageados quatro colaboradores que completaram 25 anos de serviço e um colaborador que se que aposentou.
24 de maio de 2017