«Todos os nossos colaboradores são o motor do desenvolvimento do HDP»
«Todos os nossos colaboradores são o motor do desenvolvimento do Hospital Distrital de Pombal [HDP], como seus principais agentes» enalteceu Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, no Dia do HDP, no passado sábado, dia 27 de junho, na terceira edição desta iniciativa de homenagem aos colaboradores. Antes da sessão solene no Teatro-Cine de Pombal, o ministro da Saúde, Paulo Macedo visitou a unidade hospitalar de Pombal e assistiu à apresentação de uma escultura alusiva ao cinquentenário da inauguração do HDP, numa organização conjunta do CHL, da Câmara Municipal de Pombal e da Santa Casa da Misericórdia de Pombal.
«Estamos a trabalhar no presente mas, sobretudo, para o futuro do HDP, num projeto só possível com a integração com o, hoje, CHL», explica Helder Roque. «Pagámos as dívidas do HDP na íntegra, cerca de quatro milhões de euros; investimos cerca de um milhão de euros em obras de recuperação do exterior e interior, em equipamentos médicos e diversos; e nas intervenções em curso, umas já iniciadas outras a iniciar em breve, está assegurado investir mais um outro milhão de euros», afirma, salientando que «já investimos, no agora CHL, desde 2006, um total de 39 milhões de euros, e, só nos últimos anos, investimos cerca 22 milhões de euros, tudo em autofinanciamento, tudo com verbas próprias do hospital».
«Somos diferentes, “somos equipa”, como gostamos de afirmar, porque o CHL cumpre a sua missão pública e é uma referência pelas razões mais importantes: pelo trabalho que desenvolve e pelos serviços que presta aos cidadãos», salientou Helder Roque. «Queremos otimizar a gestão de camas de internamento, onde não tivemos qualquer redução mas sim aumento, com a reestruturação do HSA, e já temos novos projetos em curso – como a criação de uma Unidade de Internamento de Convalescença que estará concluída em 2016, com a autorização dada pelo senhor ministro da Saúde», anunciou Helder Roque.
«Esta é uma importante unidade pelo aumento da longevidade da população, pelo aumento das doenças crónicas, e pelo aumento da população com dependência funcional. Não existem camas de Cuidados de Convalescença no distrito de Leiria, pelo que se constitui como uma oportunidade estratégica para o HDP, na reabilitação integral e intensiva, e na promoção de cuidados de proximidade», justificou Helder Roque.
«Este é um momento em que se nos afigura indispensável expressar o reconhecimento pelas marcas geradas por todos, homenageando todos aqueles que se aposentaram neste último ano, e distinguindo os colaboradores no ativo com mais de 25 anos de serviço, ao reconhecermos todo um modo de vida ao serviço do seu hospital, e ao qual queremos que continuem a ser parte integrante», declarou o presidente do CA. «Hoje também queremos homenagear os antigos directores do hospital ao serviço do SNS, perpetuar a sua imagem num espaço nobre do hospital, e, desta forma, testemunhar e agradecer a sua dedicação, o seu empenho, os seus valores e contributos para o engrandecimento desta nossa instituição», rematou.
Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, destacou os 50 anos de evolução da construção do Hospital de Pombal, que tem feito um percurso notável. «Esta é uma homenagem aos especialistas e a todos se deve o serviço público de qualidade. Queremos um concelho que seja apelativo para viver e mostrar isso a todos aqueles que nos visitam», afirmou o presidente do município.
«O trabalho desenvolvido nos últimos anos tem gerado resultados, sobretudo desde 2011, momento em que o HDP integrou o Centro Hospitalar de Leiria. Esperamos que o Hospital de Pombal se possa tornar uma unidade de referência na saúde», declarou Diogo Mateus. O presidente anunciou ainda que a Câmara Municipal irá reconhecer no próximo Dia do Município o CHL e a Santa Casa da Misericórdia de Pombal como personalidades distintas, pelos serviços prestados à comunidade.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, salientou que «o HDP está perfeitamente integrado no CHL, beneficiando de todas as sinergias existentes». «O CHL teve o desafio de recuperar uma unidade de saúde com história, investindo dois milhões de euros em instalações e equipamentos. A articulação com o Hospital de Santo André, os bons resultados assistenciais, uma sustentabilidade económico-financeira positiva e a criação de uma unidade de convalescença mostram uma integração bem sucedida», afirmou o ministro.
Paulo Macedo destacou três pontos relevantes para a evolução do HDP: «o papel da Câmara Municipal de Pombal enquanto parceira do CHL, e da Santa Casa da Misericórdia; os resultados positivos gerados pelo trabalho em sinergia, com acréscimo de qualidade, com a articulação de profissionais e a criação de novas consultas; e o investimento realizado na melhoria dos espaços, que trouxe mais profissionais, o processo de acreditação e o aumento de cuidados de saúde familiar. Há uma certeza da qualidade do que está a ser feito. Todos estão de parabéns: o CHL, a Câmara Municipal de Pombal, os profissionais e todos os pombalenses», concluiu.
A cerimónia decorreu perante uma plateia cheia de profissionais e amigos do CHL, para assinalar o Dia do Hospital Distrital de Pombal. A homenagem distinguiu os colaboradores com 25 anos de serviço, os aposentados no último ano, e todos os antigos diretores do HDP, que estão representados numa nova ala neste Hospital, inaugurada neste sábado.