«Vamos todos demonstrar que somos bons profissionais e que trabalhamos com qualidade» - Helder Roque
«Vamos todos, com o nosso potencial, demonstrar que somos bons profissionais e que trabalhamos com qualidade. Vamos mostrar que somos diferentes e o mérito será sempre nosso», apelou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, no agradecimento que deixou aos colaboradores na cerimónia que assinalou o segundo aniversário da acreditação do Hospital de Santo André pela Joint Commission International (JCI), a 10 de julho.
Esta sessão contou com a intervenção de Catarina Mateus, do Gabinete da Qualidade do Centro Hospitalar da Cova da Beira, convidada especial nesta cerimónia, que apresentou o processo de reacreditação nesta instituição, e ainda de Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL e presidente da Comissão da Qualidade deste Centro Hospitalar, e de Teresa Peralta, membro da Comissão da Qualidade do CHL.
Bilhota Xavier enalteceu a determinação, o brio, a competência, o interesse e a vontade de todos os profissionais do CHL, e reconhece «toda a mudança que foi vertiginosa, em dois anos que passaram muito depressa». «O Hospital de Alcobaça e o de Pombal são duas instituições diferentes, agora com mais qualidade, e quero acreditar que vão ser acreditados. Todos temos um ano para o concretizar. Enquanto não estivermos na excelência, temos um longo caminho a percorrer», destacou.
A enfermeira Teresa Peralta apresentou os pontos que constituem os padrões de segurança do doente e de gestão, e uma súmula dos resultados das auditorias internas recentemente realizadas nas três unidades hospitalares que integram o CHL, onde estiveram envolvidos 17 auditores internos. A avaliação incidiu sobre os medicamentos centralizados, a identificação correta dos doentes, as melhorias na comunicação efetiva, a segurança da medicação de alto-risco, a garantia de marcação correta de cirurgias tendo em conta o local de intervenção, o procedimento e o doente, a redução do risco de infeções associadas aos cuidados de saúde, e o risco de lesões ao paciente, decorrente de quedas.
«O HSA deve continuar firme na continuidade do processo. O Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira deram um grande salto na qualidade. Estamos de parabéns. Continuamos a apostar na melhoria contínua da Qualidade e Segurança do Doente», rematou Teresa Peralta.
Catarina Mateus, do Centro Hospitalar da Cova da Beira, apresentou o processo de reacreditação hospitalar pela JCI nesta instituição, com destaque para as principais dificuldades e estratégias implementadas, de acordo com o manual da JCI. «Ainda estamos a desenvolver dois capítulos do novo manual da Joint Commission International que incidem na formação profissional médica e em programas de pesquisa envolvendo seres humanos. Temos registado dificuldades comuns e por isso temos de aprender com os outros, num trabalho conjunto».
Helder Roque atribuiu este dia de festa ao esforço de todos os colaboradores, pois «foram brilhantes». «Partimos para o terceiro ano de acreditação do HSA, um ano decisivo, e ao qual se junta o desafio da acreditação do HDP e do HABLO. Temos um percurso de credibilidade e como missão zelamos pela causa pública», sublinhou o presidente do CA do CHL.
«Neste dia de alegria não podemos ignorar a realidade em que vivemos, com momentos de dificuldade em que as soluções tardam. Somos um hospital de referência, com um percurso de excelência e não temos tido o merecido reconhecimento público. A nossa área de influência aumentou e continuamos a trabalhar com os mesmos recursos. Temos de continuar a exigir o que nos é devido», reivindicou Helder Roque a fechar a cerimónia.
O processo de acreditação do HSA concretizou-se em inúmeras ações, como por exemplo num grande investimento ao nível da renovação da estrutura física do edifício, na mudança de cultura dos profissionais no sentido de adotar as melhores práticas, seguir as orientações clínicas mais atuais, gerir adequadamente os recursos, e avaliar continuamente a eficácia do desempenho da organização, quer a nível global, quer a nível da satisfação dos profissionais e dos utentes e familiares.