“A hipocoagulação oral no dia a dia”, um guia prático e transversal para os médicos

Diretor do Serviço de Cardiologia do CHL é coeditor de livro

"A hipocoagulação oral no dia a dia” é o título do novo livro da editoria conjunta de João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia e coordenador do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria, de Cristina Gavina, diretora do Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos/Hospital de Pedro Hispano, e de Francisco Araújo, coordenador do Departamento de Medicina Interna do Hospital Lusíadas de Lisboa. A obra, que se centra no tema da anticoagulação, assume o subtítulo “Keep it simple”, com a finalidade de ser um guia prático e transversal para a prática clínica da grande maioria dos médicos. «Tornar a terapêutica em algo simples é o principal objetivo desta pequena obra, pensada para ser prática, auxiliando o médico de qualquer especialidade a lidar com estes fármacos», pode ler-se na introdução, escrita por João Morais.
 
Os principais conteúdos foram elaborados por um grupo de dez jovens especialistas de diferentes serviços de Cardiologia e de Medicina Interna nacionais, com coordenação dos editores, cumprindo o compromisso deste projeto de envolver uma geração mais nova de médicos. Os capítulos são compostos por pequenas explicações divididas em subtemas, com tabelas e esquemas, as principais mensagens-chave que servem de resumo e referências bibliográficas.
 
O livro está dividido em diversos capítulos que versam sobre Doença Trombótica no Jovem, Tromboembolismo Venoso, Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar, Tromboembolismo Venoso no doente com cancro, Fibrilhação Auricular, Anticoagulação Oral em doentes com Doença Coronária, Dupla Inibição Trombótica, NOACS (Novos Anticoagulantes Orais), Anticoagulação no doente idoso, Anticoagulação na mulher grávida, Anticoagulação no doente com doença renal crónica, Anticoagulação no doente com prótese valvular cardíaca, e Interrupção da terapêutica anticoagulante para a realização de procedimentos: o conceito de “bridging”.
 
«A originalidade nos dias de hoje em que o mundo é global, é difícil de se conseguir, mas estou certo que a obra que produzimos tem algo de original. Seja no conteúdo, combinando a teoria com noções práticas, seja na forma baseado em tabelas e textos curtos, mas seja sobretudo na elaboração, combinando especialistas reputados com jovens em início de carreira, no seu conjunto permite-me dizer que fizemos algo de novo e original no limitado meio editorial português», destaca João Morais.
 
A conclusão da obra foi adiada por motivos de pandemia, e foi apresentada em evento restrito a alguns especialistas no Centro Cultural de Belém, no final de fevereiro. O novo manual foi agora entregue aos participantes do Congresso Português de Cardiologia, realizado entre os dias 22 e 24 de abril, em Vilamoura, com o mote “Moving Forward Together”.
 
O livro conta com os contributos de: Ana Isabel Reis, Diana Repolho, Maria João Serpa e Vasco Evangelista, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Beatriz Ângelo; Beatriz Garcia e Daniel Caldeira, do Serviço de Cardiologia do Departamento de Coração e Vasos do Hospital de Santa Maria; Carolina Guedes e Fernando Montenegro Sá, do Serviço de Medicina do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos; Helena Vitorino, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Lusíadas de Lisboa; e Sara Fernandes, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria.

 
2 de maio de 2022.