“Juntos no desafio” organiza formação para pais e educadores
Crianças com PHDA e Perturbações de Comportamento
O “Juntos no Desafio – Guia para a promoção de competências parentais”, um programa dedicado à intervenção junto de crianças hiperativas e com problemas de comportamento, realizou um workshop especialmente dedicado a pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e/ou Perturbações de Comportamento. Estes pais são previamente selecionados da Consulta Externa de Pediatria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal.
Esta formação, que teve por base o projeto dos psicólogos leirienses, Paulo José Costa, Susana Heleno e Carla Pinhal, será da responsabilidade de Ana Oliveira, sob supervisão de Paulo Costa. Decorrerá ao longo de 14 horas, sete sessões, no Serviço de Pediatria do Hospital de Santo André, sendo destinada a pais de crianças com diagnóstico de PHDA, atualmente em seguimento nas Consultas de Psicologia e Pediatria neste Hospital.
Como explica Paulo Costa, o workshop pretende «proporcionar informação específica e atualizada sobre PHDA e fornecer informações sobre os princípios que regulam o comportamento infantil e estratégias específicas de observação dos comportamentos da criança e do adolescente, a fim de modificar práticas parentais pouco adequadas no controlo do comportamento da criança/adolescente, aprender a dar ordens eficazes, a estabelecer limites e a colocar em prática procedimentos que reforcem comportamentos desejáveis eliminando condutas problemáticas, e promover Competências de Intervenção Comportamental e de Treino Parental, em referência à PHDA e Perturbação de Comportamento / Perturbação de Oposição e Desafio, com recurso ao protocolo estruturado “Juntos no Desafio”».
O nosso objetivo é, acima de tudo, prestar um serviço público de utilidade e procura crescentes, correspondendo assim, às necessidades e expectativas dos utentes da Consulta Externa de Pediatria (Psicologia) do Centro Hospitalar Leiria-Pombal», salienta Paulo Costa.
Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria, salienta que esta «é mais uma iniciativa do Serviço de Pediatria que vai ao encontro com as necessidades das crianças, que temos obrigação de apoiar». «O projeto liderado pelo Dr. Paulo Costa, psicólogo do Serviço, pretende intervir num tipo de patologia ainda subestimada em Portugal, que pode condicionar o sucesso educativo e as aspirações futuras de cada criança. O seu despiste atempado e uma intervenção correta, são claramente uma janela de oportunidade», refere.
O manual “Juntos no Desafio – Guia para a promoção de competências parentais”, referem os autores, «pretende ser uma fonte de informação e um manual de autoajuda a ser utilizado por pais de crianças e adolescentes com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção ou outras Perturbações de Comportamento, ou que simplesmente que revelem alterações de comportamento que constituam uma dificuldade», como a Perturbação de Oposição e Desafio.
«A abordagem que propomos é apoiada na literatura produzida internacionalmente, que sustenta que uma das terapias empiricamente validada e considerada como mais eficiente no tratamento destas perturbações, é o Treino de Competências Parentais», refere Paulo Costa, acrescentando que «são ideias já testadas, que simplificámos e tornámos acessíveis de forma prática a todas as pessoas que, diariamente, enfrentam estes problemas».
A plataforma www.juntosnodesafio.com confere ao manual um caráter dinâmico e interativo, e lá estão disponibilizados todos os documentos utilizados no Programa "Juntos no Desafio" como recurso técnico-prático neste guia de intervenção, em formato PDF e em versão para impressão a cores, para download gratuito.
Leiria, 10 de fevereiro de 2012