Médico fisiatra do CHL co-organiza e é formador no curso EURO-MUSCULUS X

Iniciativa junta cerca de 150 participantes nacionais e internacionais em Lisboa

Simão Serrano, médico fisiatra do Centro Hospitalar de Leiria e coordenador do Grupo de Interesse em Ecografia em Medicina Física e Reabilitação da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, é um dos organizadores locais do curso EURO-MUSCULUS X, que decorre em Lisboa, entre os dias 5 a 8 de dezembro, e junta cerca de 150 participantes e 28 formadores de diferentes especialidades, oriundos de vários países. 
 
O EURO-MUSCULUS é constituído por um grupo de médicos fisiatras europeus que se dedica há mais de uma década a promover a investigação clínica e o ensino da utilização da ecografia na intervenção em patologia músculo-esquelética, na medicina da dor e também na área neurológica.
 
Esta é a décima edição deste prestigiado evento, que conta com o apoio científico da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine, e integra no programa várias palestras e sessões práticas no Hospital S. Francisco Xavier para a aplicação ecoguiada de toxina botulínica em doentes espásticos, e no Teatro de Anatomia da Nova Medical School, onde os participantes poderão experimentar diversos procedimentos ecoguiados em cadáver.
 
O médico fisiatra do CHL será orador e representará o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e a Unidade de Dor Crónica do CHL, da qual faz parte como membro da equipa multidisciplinar. A sua palestra consistirá na revisão da anatomia e ensino da utilização da ecografia na avaliação de nervos periféricos, discutindo a sua relevância no contexto da realização de procedimentos invasivos para o tratamento da Dor, nomeadamente Dor neuropática. 
 
A Dor neuropática, doença que cursa com sintomas como formigueiro, ardor, sensação de queimadura, choques e picadas, desconhecida da maior parte dos portugueses, resulta de uma disfunção do sistema nervoso somatossensorial, podendo ser localizada quando decorre de lesões nos nervos periféricos (ex. neuropatia compressiva, pós-traumática ou pós-cirúrgica). Na Unidade de Dor Crónica do CHL são vários os procedimentos terapêuticos realizados, incluindo procedimentos ecoguiados peri-nervo, para alívio dos sintomas de Dor neuropática com o objetivo máximo de melhorar qualidade de vida e a funcionalidade dos nossos doentes.
 
A Medicina Física e de Reabilitação, também denominada de Fisiatria, é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de um espectro amplo de condições clínicas, tais como as subsequentes a lesões do sistema nervoso central e periférico, musculo-esqueléticas, orto-traumatológicas, cardiorrespiratórias, reumatológicas, pediátricas, entre outras.

2 de dezembro de 2019.