Parentalidade passo a passo no Colóquio de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica do CHLP

Papel do profissional de saúde assume-se atualmente como essencial
 
A parentalidade passo a passo e a partilha de conhecimento são os motes do 5.º Colóquio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica do Centro Hospitalar Leiria Pombal (CHLP), que decorre nos dias 14 e 15 de março, no Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHLP. O encontro reúne médicos, enfermeiros e outros técnicos para debater ainda a evolução da profissão de enfermagem, falando-se agora em empreendedorismo em enfermagem.
 
«É esperado e desejado que os pais promovam o desenvolvimento dos seus filhos, a nível físico, psicológico e social, desempenhando um conjunto de ações educativas e cuidadoras. A este conjunto de processos deu-se o nome de parentalidade, e é aí que nós, profissionais de saúde, temos um papel preponderante, na preparação e no apoio contínuo à família para esta etapa, passo a passo», explica Isabel Moreira, enfermeira do CHLP e responsável pela organização do Colóquio.
 
«Sentindo esse papel crescente do profissional de saúde, mas especialmente no enfermeiro, na preparação e apoio aos pais, às famílias, sentido e agarrando essa constante evolução e adaptação às mudanças socioeconómicas, podemos, no atual contexto da saúde, falar em empreendedorismo em enfermagem, e queremos também debater um pouco sobre esta questão, que nos leva a procurar soluções inovadoras ao serviço das famílias e dos nossos bebés», adianta ainda Isabel Moreira. Haverá espaço ainda para refletir os cuidados em fase terminal, quando «uma palavra de carinho e conforto vale mais do que um medicamento».
 
O conceito de parentalidade é recente e «repleto de significado», pois reflete o conjunto de vivências a três – pai, mãe, filho. «Durante a gravidez, os pais já pensam em tríade, preparando a chegada do bebé e a nova etapa da família – e aqui a equipa entra logo em ação, por exemplo com o projeto Mamã, ajuda! - Curso de Preparação para a Parentalidade. Depois, chega o grande momento, e uma grande equipa, dedicada e disponível, ajuda o casal e o bebé na adaptação à nova vida, e finalmente, já no seio familiar, o apoio mantém-se com o projeto Buáaa, de contacto e apoio domiciliário». Também o planeamento familiar assume nesta fase muita importância.
 
O primeiro dia do encontro começa às 9h00 com o painel “Bem preparar para bem cuidar”, com as exposições “Cuidar com amor e dedicação”, “Quando surge a diabetes gestacional, o que fazer?”, “Consulta de enfermagem de vigilância da grávida de risco“, e “Mamã, ajuda! – Preparação para o parto e parentalidade”. Às 11h30 tem início o segundo painel do dia, com o tema “Dos filhos que deus nos dá, aos filhos que nós queremos”, com os trabalhos “Contraceção pós-parto, que realidade” e “Laqueação definitiva”.
 
Às 14h45 terá início a sessão “Da parentalidade ao exercício de o ser”, com “Consensos nos cuidados ao recém-nascido”, “Importância da visita domiciliária na perspetiva do enfermeiro”; e “Estratégias de educação em saúde materna”, seguindo-se, às 16h00, o tema dedicado ao “Empreendedorismo em enfermagem”.
 
O segundo dia do Colóquio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica tem início com o painel subordinado ao “Parto, olhar para intervir”, com exposições dedicadas às “Emergências médicas em obstetrícia”, “Prática efetiva, protocolos de emergência”, “O parto verticalizado”, e “Controvérsias em analgesia do trabalho de parto”. “Melhores cuidados, melhores resultados”, é o mote do segundo painel do dia, com os temas “Perspetiva das utentes relativamente aos cuidados no puerpério precoce”, “Sistema internacional de avaliação em saúde – aleitamento materno”, e “A dor como impedimento para a amamentação”.
 
À tarde será partilhado o tema “Mulher de mãos dadas com o fim da vida”, com as exposições “Questões que se colocam no fim de vida em utentes com patologia oncológica”, “Quando uma palavra de carinho e conforto vale mais que um medicamento – necessidades e expectativas da doente sob cuidados paliativos”; e “Amar e cuidar, a experiencia do cuidador familiar”, com o testemunho da jornalista Maria Elisa Domingues.
 
O 5.º Colóquio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica do Centro Hospitalar Leiria-Pombal decorre nos dias 14 e 15 de março, no Auditório do Hospital de Santo André.
 
Leiria, 11 de março de 2013