Pediatria do CHL recebe central de monitorização de sinais vitais
O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria está agora equipado com uma central de monitorização de sinais vitais e quatro monitores interligados por fibra ótica, no âmbito do projeto “Chicco dá Vida”. A cerimónia de entrega do equipamento foi realizada no dia 18 de novembro no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do CHL, e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do CHL, Helder Roque, do diretor do Serviço de Pediatria do CHL, Bilhota Xavier, e da diretora de marketing da Chicco, Filipa Remígio.
«Com este novo equipamento pretende-se centralizar a monitorização de sinais vitais através de uma central de monitorização de dados, captados por monitores, tais como a frequência respiratória, a frequência cardíaca, a tensão arterial, a temperatura e a determinação da saturação do oxigénio no sangue», refere Bilhota Xavier. «A utilização de monitores e a captação dos sinais por uma central permitirá uma deteção mais rápida de alterações e uma rentabilização dos recursos de enfermagem», acrescenta o médico pediatra.
Através do novo equipamento é viável manter cada criança internada no quarto adequado à sua idade e evitar a sua deslocação para outros espaços, compartilhados por crianças de grupos etários diversos, situação geradora de desconforto e do agravamento da ansiedade e fragilidade em que se encontram. Outro ponto importante a destacar é a possibilidade de desviar todos os alarmes sonoros para o local onde está o profissional de enfermagem, o que pode diminuir a angústia que esses mesmos alarmes provocam às crianças e aos seus pais.
«Este ano candidatámo-nos a um projeto de instalação de uma central de monitorização de sinais vitais, que ronda os 35 mil euros. Será seguramente uma mais-valia para o CHL, para as crianças e suas famílias, e para os profissionais de saúde», destaca Bilhota Xavier. O diretor de pediatria do CHL agradeceu o contributo cívico e social da Chicco e afirmou a necessidade de continuar a partilhar esta colaboração.
Filipa Remígio salientou a evolução do projeto “Chicco dá Vida”, que tem vindo a equipar unidades de pediatria e neonatologia de norte a sul do país, para assegurar as melhores condições às crianças internadas, através da oferta de equipamento especializado. De julho a setembro deste ano, 1% das receitas obtidas nas vendas das lojas Chicco ajudaram a equipar a Pediatria do CHL. A diretora de marketing da marca infantil destacou ainda que todo o trabalho relacionado com este projeto de responsabilidade social, nomeadamente dos parceiros (como divulgação, fotografia, embaixadores do projeto, etc.), é feito em regime pro-bono.
Helder Roque frisou que cada vez mais o CHL procura mostrar e dar a conhecer o que faz à comunidade, com ações e parcerias onde o trabalho é sinérgico. «Queremos agradecer o apoio e a disponibilidade da marca Chicco. É nossa parceira comercial e tem uma responsabilidade social, já que intervém no mundo das crianças. Tem um comportamento e atitude que acrescenta valor à empresa. Estamos altamente satisfeitos pois cumprimos plenamente esta missão em conjunto com a Chicco», realçou o presidente do Conselho de Administração do CHL.