Pediatria organiza encontro formativo e lúdico para crianças diabéticas e seus familiares
O serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria organizou no passado dia 23 de fevereiro um encontro formativo e lúdico para crianças diabéticas e seus familiares, em parceria com a associação Diabéticos Todo o Terreno (DTT). Esta entidade foi a responsável pela logística da iniciativa, que juntou crianças que são seguidas no Hospital de Leiria e noutras unidades de Saúde da Região Centro, no hall e nas salas de espera da Consulta Externa do Hospital de Santo André, unidade do CHL.
Durante a manhã de domingo, mais de 80 participantes trabalharam em equipas, onde pais e filhos colocaram à prova os seus conhecimentos sobre a alimentação mais saudável para diabéticos, através de cinco ateliês onde treinaram a contagem dos hidratos de carbono das refeições, determinaram as doses de insulina a administrar conforme os hidratos de carbono e aprenderam a interpretar corretamente os rótulos das embalagens dos produtos. O almoço foi servido no refeitório, com direito a uma ementa especialmente saudável e equilibrada, definida pela nutricionista Raquel Oliveira, da unidade de Nutrição e Dietética do CHL, que também participou de uma forma muito ativa nesta iniciativa. No período da tarde, os participantes foram convidados a relaxar e a participar numa sessão de terapia do riso, durante uma hora.
«Para reforçar os conhecimentos que transmitimos nas consultas, decidimos organizar um conjunto de atividades mais práticas, diretamente relacionadas com a alimentação, para que pais e filhos integrem determinados hábitos no seu quotidiano e tornem mais fácil o tratamento continuado da diabetes», explica Ester Gama, pediatra do CHL. «Uma das finalidades desta iniciativa foi a partilha descontraída de testemunhos entre as famílias, que permitiu diminuir os receios e as angústias de quem vive e convive com a doença diariamente», acrescenta a médica.
Jorge Loureiro, presidente da DTT, afirma que «esta atividade formativa e lúdica teve uma grande recetividade e foi organizada de uma forma muito empenhada pela equipa de pediatria do CHL, com o objetivo de ensinar mais sobre a doença e possibilitar um momento de convívio entre as famílias. O protocolo de parceria que formalizámos em 2008 com o HSA, agora CHL, é único no país e permite-nos concretizar estas iniciativas educativas, nomeadamente a nível técnico e logístico, o que nos deixa muito satisfeitos e motivados».
O protocolo assinado entre o CHL e a DTT, o primeiro efetuado entre esta associação e uma instituição de saúde, tem como objetivo pôr em prática algumas ações que permitem melhorar a qualidade de vida e controlo metabólico das crianças e adolescentes com diabetes. No âmbito deste acordo, o CHL assegura a dispensa de serviço de técnicos de saúde para apoio, 24 horas por dia, nos Campos de Férias da DTT, uma das várias atividades desenvolvidas por esta associação, material de primeiros socorros e ainda um espaço para a realização de congressos ou encontros da DTT.
João Bento é o pai de Francisco, um menino de 11 anos que descobriu a diabetes há seis anos. «Gosto de participar nestas atividades dinâmicas porque aprendemos sempre coisas novas e existem muitos momentos de partilha de experiências com outras famílias, já para não falar do convívio, que é sempre salutar. É bom que o Francisco sinta que não está sozinho nesta doença», salienta o pai.
A DTT é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Coimbra, e foi criada em 2004 com o objetivo de promover atividades educativas, informativas, sociais e lúdicas direcionadas para a integração na problemática da diabetes na área da terapêutica, controlo e vigilância.