Profissionais do Serviço de Pediatria ensinam dicas de nutrição para rins saudáveis a alunos
Uma equipa de profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Leiria dinamizou no dia 10 de março uma ação de educação para a saúde na Escola Correia Mateus, em Leiria, para ensinar a cerca de meio milhar de alunos dicas de nutrição para preservar a saúde dos seus rins. No âmbito do Dia Mundial do Rim, o CHL associa-se à Sociedade de Nefrologia Pediátrica (SNP), da Sociedade Portuguesa de Pediatria, numa iniciativa nacional, em que profissionais de saúde de vários hospitais vão às escolas explicar o impacto da alimentação no bom funcionamento dos rins.
Esta ação nacional destina-se aos alunos do 1.º ciclo, cuidadores e restante família, já que grande parte das doenças renais do adulto, bem como os fatores de risco de doença renal, se iniciam em idade pediátrica. A importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis na prevenção de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doença renal, é a temática predominante das sessões informativas, sustentada por um folheto da SPN, distribuído nas escolas.
«O papel do pediatra é fundamental na prevenção primária, diagnóstico e tratamento precoce da doença renal, no estímulo a uma mudança de hábitos alimentares na infância, desde o nascimento até à idade adulta», refere Teresa Rezende, médica no Serviço de Pediatria do CHL «É importante alertar para os perigos dos alimentos com demasiado sal, açúcar ou gordura, não esquecendo os refrigerantes, e incentivar as crianças e as famílias a deixar de lado esses alimentos por vezes mais apelativos, mas cujo consumo pode ser muito nefasto para a saúde renal”.
Este ano o desafio da SPN às escolas inclui ainda um concurso de artes gráficas sobre o tema “Nutrição e Rins”, que contempla trabalhos individuais ou em grupo. Cada escola ou agrupamento de escolas seleciona o trabalho que apresenta no concurso até ao dia 15 de abril, e a entrega do prémio está marcada para o dia 17 de maio.
A iniciativa nacional da SPN no dia 10 de março envolveu 20 capitais de distrito, 22 agrupamentos escolares, mais de 800 escolas, meia centena de profissionais e milhares de alunos, bem como professores e encarregados de educação.