Realidades e perspetivas da Saúde Mental analisadas em workshop do CHL
O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria colabora com a Câmara Municipal de Pombal, na dinamização de um workshop, no próximo dia 22 de abril, intitulado “Saúde mental – que realidades? Perspetivas e caminhos”, no Teatro Cine de Pombal, a partir das 9h00. A iniciativa, aberta ao público, promove a reflexão e o debate sobre a área da Saúde Mental.
A sessão de abertura conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Isabel Poças, da diretora do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, Maria do Céu Mendes, e do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral de Saúde, Álvaro Carvalho.
A primeira conferência tem início às 9h45, com a moderação de Isabel Gonçalves, onde serão debatidas as evidências epidemiológicas da psiquiatria à saúde mental comunitária, por Álvaro Carvalho. A “Psiquiatria dentro e fora da comunidade” é o tema apresentado por Andreia Tarelho, médica interna da especialidade de Psiquiatria do CHL, e em seguida, Rui Seco, médico psiquiatra do CHL e responsável pela consulta de psiquiatria no Hospital Distrital de Pombal, fará uma breve reflexão sobre a “Consultoria no Centro de Saúde de Pombal”. A última palestra é da responsabilidade de Carla Marques e Liliana Pereira, enfermeiras do serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, que abordarão a “Proximidade e intercâmbio em enfermagem na Psiquiatria Comunitária: encontros e desencontros”. O workshop termina com um debate sobre os temas apresentados.
«O CHL já faz a primeira aproximação de Psiquiatria Comunitária no Centro de Saúde de Pombal, com uma intervenção mais precoce e abrangente dos profissionais dos cuidados primários, que se mostram mais alerta para o encaminhamento dos utentes», explica Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL. «Fazemos um acompanhamento desta nova valência, com uma reunião mensal com os médicos deste centro de saúde para discutir casos clínicos», refere, alertando ainda que «a prevenção secundária é fulcral para um diagnóstico precoce das doenças do foro mental».
O workshop é dirigido aos parceiros da Rede Social de Pombal, técnicos e profissionais das áreas de Ação Social, Saúde e Educação, e público em geral. Os interessados deverão registar a inscrição, de forma gratuita, em http://bit.ly/1AaW0wg