Temas da prática clínica atraem jovens médicos para três dias de encontro científico
“A formação é o caminho” é o tema da segunda edição das JoIN – Jornadas dos Internos de Leiria, que decorrem nos dias 1, 2 e 3 de outubro, e reúnem dezenas de profissionais de todo País. O evento decorre no auditório do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), e destaca vários temas da prática clínica diária, para complementar a oferta formativa e proporcionar um momento de convívio entre os médicos internos participantes.
«Nas jornadas deste ano procurámos ter um programa diversificado, com temas atuais e interessantes, com especialistas da “casa” e de fora», salienta Pedro Godinho, médico interno membro da comissão organizadora do encontro. «O nosso principal objetivo é partilhar informação científica, promover a troca de experiências, e dar a conhecer a oferta cultural da nossa cidade».
“Sinais de urgência em Dermatologia”, apresentado por três especialistas do CHL, é a temática que abre o primeiro dia das jornadas, e, após a sessão de abertura, António Vaz Carneiro fala sobre os “Mitos na Saúde”. No período da tarde, Odete Mendes aborda o tema de “Maus tratos na infância”, Maria Zarcos destaca o “Abuso sexual na infância”, e Helena Sampaio analisa a “Violência doméstica no idoso”. “Suicídio na comunidade médica” estará em discussão na voz de Susana Almeida, e Diana Fernandes dará uma perspetiva nacional de “Wellbeing e Burn-out no internato”.
Na segunda manhã do encontro, Helena Donato ensina “Como otimizar uma pesquisa bibliográfica científica”, e Maria do Céu Santo aborda o tema das “Disfunções sexuais”, seguindo-se o tema “Opióides em segurança”, pela anestesiologista Ana Mangas. O dia termina com a entrega de prémios aos autores dos melhores posters.
As jornadas integram ainda, no dia 3 de outubro, a realização de seis workshops que abordam diferentes áreas: “Pequena cirurgia”, “Noções básicas de Cirurgia Laparoscópica”, “Pé diabético”, “Insulinoterapia”, “Aplicação de métodos de contraceção de longa duração” e “Interpretação de ECG”.
O CHL é um centro hospitalar de formação, e, em 2015, acolhe 101 internos distribuídos por 15 serviços, para além de cerca de 20 médicos de formação específica de medicina geral e familiar, e 33 do internato do ano comum.