Urologista do CHL integra equipa que venceu Bolsa de Investigação da Assoc. Port. de Urologia

Frederico Furriel é urologista do Centro Hospitalar de Leiria desde 2015

O urologista Frederico Furriel é um dos membros da equipa vencedora da Bolsa de Investigação 2019 da Associação Portuguesa de Urologia. A bolsa atribui o valor de 10 mil euros para o desenvolvimento do projeto “Uma nova abordagem para potenciar a imunoterapia no cancro da bexiga avançado – a inibição da via da adenosina”, em cujos estágios de avaliação inicial poderão participar doentes seguidos no Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria.
 
Frederico Furriel, que integrou a equipa do Serviço de Urologia do CHL em 2015, explica que «o projeto pretende avaliar uma das estratégias que pensamos que os tumores da bexiga utilizam para escapar ao sistema imunitário, permitindo o seu crescimento descontrolado. O nosso trabalho no âmbito deste projeto irá, em primeiro lugar, avaliar a atividade do sistema inibitório da adenosina em doentes submetidos a cirurgia, e posteriormente experimentar em ratinhos vários fármacos para tentar contrariar esta estratégia tumoral, avaliando o impacto que têm sobre o crescimento da neoplasia».
 
Se os resultados do projeto de investigação forem positivos, mais tarde poderão ocorrer ensaios clínicos em humanos para testar os novos fármacos de imunoterapia, eventualmente em associação aos que já se usam hoje.
 
O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do cancro da bexiga, que é mais frequente nos homens – ocupando nestes o lugar de sexta neoplasia mais frequente a nível mundial.
 
Além de Frederico Furriel, urologista no CHL e estudante de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), integram ainda a equipa de investigação Belmiro Parada, Célia Gomes, Vítor Sousa e Artur Paiva - investigadores da FMUC e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

14 de outubro de 2019.