Urologistas do CHL estreitam cooperação com cuidados primários

II Jornadas de Urologia de Leiria decorrem a 14 de setembro

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria aposta na proximidade entre os cuidados primários e hospitalares, convidando os médicos especialistas em saúde geral e familiar e os enfermeiros que prestam apoio de proximidade aos utentes a partilharem as suas visões e experiências nas Jornadas de Urologia de Leiria. A segunda edição deste encontro foca-se nos desafios do diagnóstico, tratamento e sequelas das patologias prostáticas (cancro da próstata e hiperplasia benigna da próstata), e decorre a 14 de setembro, sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h30, no auditório da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, e conta com a participação de mais de centena e meia de profissionais.
 
Estima-se que em Portugal o cancro da próstata tenha uma incidência de 82 casos por cada 100 mil habitantes, e uma mortalidade de 33 homens por cada 100 mil. Já a hiperplasia benigna da próstata afeta de forma sintomática aproximadamente 25% dos homens com idade superior a 40 anos, e um em cada três homens com mais de 65 anos.
 
Para Ricardo Borges, diretor do Serviço de Urologia do CHL, «as primeiras jornadas tiveram um sucesso inequívoco. Quisemos manter o mesmo modelo porque é fundamental a integração dos colegas de Medicina Geral e Familiar e enfermeiros dos cuidados de saúde primários, pois são elementos ativos fundamentais na abordagem a estas patologias, além do urologista». O responsável destaca ainda a «participação de urologistas de renome de todo o país, que discutirão connosco as últimas novidades no tratamento médico de patologias urológicas».
 
Os desafios no diagnóstico precoce do cancro da próstata, os cuidados de enfermagem ao doente urológico, a reabilitação funcional pós-cirurgia prostática, opções terapêuticas para o cancro da próstata, serão alguns dos temas a debate. Serão ainda partilhadas a visão do médico de família e do urologista em diversos assuntos, “projetados” os próximos 20 anos desta especialidade médica e o que se pode esperar, e terá lugar também a conferência “Qualidade de vida no doente com carcinoma da próstata”, pelo professor Alfredo Mota.
 
Decorrerá ainda um workshop dirigido aos profissionais de enfermagem sobre os cuidados a ter com as urostomias e a substituição de sondas supra-púbicas, entre as 11h30 e as 12h15.
 
As II Jornadas de Urologia de Leiria decorrem dia 14 de setembro, sexta-feira, a partir das 9h00, no auditório da Escola Superior de Saúde, no Campus 2 do Politécnico de Leiria, localizado no Alto do Vieiro, em Leiria.

3 de setembro de 2018