Utentes do CHL muito satisfeitos com qualidade dos serviços de internamento

Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado relativo a 2019
Os utentes do Centro Hospitalar de Leiria revelaram-se muito satisfeitos com as condições do internamento deste centro hospitalar, no âmbito do Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado relativo a 2019: 89% dos utentes consideraram o internamento “Muito Bom” ou “Bom”, e afirmaram que o recomendariam aos seus familiares e amigos, caso necessitassem deste serviço. No mesmo Relatório, os utentes consideram também “Muito Bons” e “Bons” os recursos humanos do CHL – médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, auxiliares, etc., em aspetos como a clareza da informação transmitida, a atenção e disponibilidade e a privacidade no atendimento.
 
No que respeita ao atendimento pelo pessoal de secretariado e receção, a grande maioria dos respondentes considerou “Muito Bom” e “Bom” aspetos como a cortesia, a clareza das informações e a rapidez no processo de admissão. Já nas condições das instalações, que avalia critérios como a limpeza e higiene, respeito pela privacidade, conforto e silêncio nas enfermarias, a maior parte dos utentes avaliou com “Muito Boas” e Boas”, o mesmo acontecendo com a roupa fornecida, quer no que respeita à frequência das mudas, quer à limpeza e qualidade.
 
Os utentes valorizaram igualmente os horários das visitas e a facilidade e acompanhamento por familiares (com “Muito Bom” e “Bom”), assim como as indicações dadas pelos profissionais de saúde, que consideraram claras, úteis e suficientes, e o processo de alta, classificando com “Muito Bom” a informação disponibilizada em termos de práticas a seguir em casa, assim como o tempo de espera entre a informação de alta do médico e a sua saída do Hospital.
 
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, refere que «esta avaliação é determinante para a forma como encaramos a nossa estratégia de melhoria. A opinião dos utentes, que são a nossa prioridade, estão no centro do nosso trabalho, assume uma grande importância para as medidas que definimos e adotamos, de forma a melhorar o funcionamento dos nossos serviços, nomeadamente dos internamentos». «Felizmente, graças do trabalho dos nossos profissionais, às medidas de vimos tomando e aos investimentos que fomos fazendo, as avaliações que recebemos ano após ano têm sido muito positivas, o que espelha o reconhecimento da nossa população, e o que, naturalmente, muito nos orgulha», salienta.
 
Como oportunidades de melhoria, os utentes identificaram as refeições, nomeadamente o desfasamento relativamente aos horários de visitas, a disponibilização de Wi-Fi nos internamentos, o alargamento do horário do acompanhante, a colocação de relógios nas enfermarias, a ampliação do parque de estacionamento e a disponibilização de lugares gratuitos para pais das crianças internadas, entre outras sugestões.
 
«Todos os dias nos chega o feedback dos utentes através dos vários mecanismos que temos disponíveis, como os formulários para elogios, sugestões ou reclamações, e fazemos um trabalho diário para que essas mensagens possam chegar aos respetivos serviços e estes possam responder de forma rápida e completa, adotando as medidas necessárias para melhorar, crescer e servir cada vez melhor os utentes», explica Licínio de Carvalho.
 
No âmbito da política da qualidade e com o objetivo da melhoria contínua, o Centro Hospitalar de Leiria, EPE instituiu o Guia do Utente, importante instrumento para o acolhimento dos utentes aquando do seu internamento. O Guia do Utente criou também a possibilidade de avaliar o grau de satisfação do doente internado, sendo composto por dois elementos: o Guia de Acolhimento ao Utente e Família e Avaliação da Satisfação do Utente. Este último é recebido pelo Gabinete do Cidadão no ano de 2019, que analisa diferentes parâmetros, nomeadamente o atendimento pelo pessoal de secretariado e receção, as condições das instalações, as refeições, a roupa, as visitas, a equipa médica, a equipa de enfermagem, outros técnicos, o pessoal auxiliar e o processo de alta. É igualmente avaliada, de forma geral, a qualidade do serviço prestado no Centro Hospitalar Leiria, e permite ao utente salientar um ou mais aspetos de agrado ou desagrado, bem como apontar algumas sugestões de melhoria.
 

14 de maio de 2020