Utentes do Hospital de Dia do CHL sobem ao palco no Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
Os utentes do Hospital de Dia do Hospital de Santo André, unidade do Centro Hospitalar de Leiria, são este ano os artistas da iniciativa que assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, no dia 4 de fevereiro. “A vida é uma dádiva… vamos partilhá-la” é o mote deste dia especial, que promete surpreender os participantes com muitos momentos de animação e alegria, marcados pelo improviso e pela descontração dos seus protagonistas.
As atividades começam pelas 09h30, com um momento musical protagonizado pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos, parceira do CHL em projetos de terapia pela música. Até às 13h00 a animação fica a cargo dos utentes do Hospital de Dia, com teatro de improviso, notas de acordeão e fado, entre outras atividades.
«Este ano quisemos comemorar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro de uma forma diferente. Convidámos os nossos utentes a serem as “estrelas do palco”, mostrando os seus talentos e partilhando os seus momentos mais descontraídos», revela Alcina Ponte, diretora do Hospital de Dia. «No dia 4 convidamos todos a partilharem esta festa que celebra a vida e a esperança».
O Hospital de Dia presta cuidados de saúde de ambulatório a adultos de um modo programado e em alternativa ao internamento. As patologias tratadas são essencialmente do foro oncológico, como tumores do aparelho digestivo, urológico e da mama, e patologias autoimunes do foro neurológico, digestivo, reumatológico e dermatológico.
A intervenção dos profissionais do Hospital de Dia consiste igualmente no ensino dos cuidados a ter no domicílio ao doente e à sua família (ou outros cuidadores), sempre de forma personalizada e adequada às necessidades e caraterísticas de cada utente e do seu contexto sociofamiliar.
03/02/2016