SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos

Sociedade Artística Musical dos Pousos

A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), é uma instituição de utilidade pública, fundada em 1873, tendo a música como a sua atividade principal. Entre os diversos departamentos, possui uma Escola de Artes, com ensino oficial numa parceria com o Ministério da Educação. Alicerçada num projeto educativo que dá prioridade ao ensino artístico na primeira infância, a Escola de Artes SAMP tem vindo a desenvolver desde 2001, em paralelo com múltiplos programas de produção e ensino para bebés, vários projetos no âmbito da musicoterapia. São disso exemplo os programas Novas Primaveras, com idosos, Ópera na Prisão, com reclusos, 100 Limites ao Som, com doentes mentais crónicos do HSA e, Intervenção Precoce, com bebés portadores de deficiência.
 
São vários os projetos desenvolvidos no âmbito da parceria entre o CHL e a SAMP, sob o programa
"Saúde com Arte – Música no Hospital"
:
 
  • Consentir o Som, desde 2008, a decorrer na área de agudos do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Veja mais aqui.
  • 100 Limites ao Som, desde 2005, a decorrer na Unidade de Doentes Crónicos do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, nos Andrinos. Veja mais aqui.
  • Allegro Pediátrico, terapia musical para bebés, a decorrer na UCEP - Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos, e no internamento do Serviço de Pediatria, no HSA.
  • Laboratório de Musicoterapia, a decorrer na Unidor - Unidade de Terapêutica da Dor Crónica do CHL.
  • Musicoterapia - Concertos na Consulta Externa, regularmente, e em colaboração com os profissionais da Consulta Externa, acontecem momentos musicais especiais. Saiba mais aqui.