Política de Qualidade

Integração na Missão e nos Valores do HSA

O Hospital define a sua política da qualidade no seu Regulamento Interno do seguinte modo:
“ (…) é a prática contínua de um nível elevado da qualidade dos cuidados prestados, em todos os sectores, de acordo com as necessidades dos utentes e da comunidade.

Todos os serviços estão organizados segundo normas e cumprem as regras de boa prática técnico-científicas dando, deste modo, resposta aos problemas/expetativas dos utentes.

Desenvolve e mantém condições de trabalho consentâneas com a motivação dos seus colaboradores que conduzem a um elevado grau de satisfação, visando a obtenção de ganhos em saúde e ao reforço da qualidade assistencial ”.

A Política de Gestão da Qualidade e Segurança do Utente estabelece as orientações que levam à obtenção da melhoria contínua da qualidade, da segurança e do bem-estar do utente, familiares, visitantes e profissionais do Hospital, de acordo com as necessidades da comunidade onde este está inserido, racionalizando e rentabilizando os recursos disponíveis, seguindo as normas das boas práticas técnico-científicas, com vista à redução contínua de riscos e a melhorar o estado de saúde e a qualidade de vida da população.

O programa de melhoria contínua da qualidade define um conjunto de esforços coordenados e estruturantes que envolve toda a organização e os seus profissionais, e que tem como base o planeamento, a metodologia, a definição de indicadores, a sua monitorização e interpretação, que levam à implementação de medidas preventivas e/ou corretivas, que influenciam o desempenho das atividades e que, permitem alcançar e manter o processo de melhoria contínua.

A sua implementação, aplicação e atualização é uma responsabilidade de todos os intervenientes, de forma a criar as condições necessárias a fim de assegurar a Melhoria Contínua da Qualidade.


Objetivos do Programa de Melhoria Contínua Qualidade e Segurança do Doente:

a)  Objetivo principal:

  • Definir, construir e implementar um sistema que leve à Melhoria Contínua da Qualidade e Segurança do Utente.


b)  Objetivos específicos:

  • Integrar o plano estratégico, missão e valores do Hospital;
  • Montar um sistema que permita selecionar os processos prioritários da organização, a sua monitorização e em que se preveja possibilidades de melhoria;
  • Desenvolver uma metodologia de gestão com base na abordagem por processos e cumprimento de padrões, através da sistematização das práticas e cultura de registo, permitindo a demonstração de competência técnica/clínica e qualidade dos serviços de saúde prestados;
  • Enquadrar os procedimentos de acordo com a legislação e realidade técnico-científica dos Serviços, identificando ainda os requisitos de segurança e proteção ambiental;
  • Permitir uma gestão mais eficiente dos recursos, dando prioridade aos investimentos que produzam valor acrescentado, estabelecendo planos de manutenção/controlo e redução de desperdícios;
  • Instituir uma dinâmica de gestão adaptada às especificidades de cada Serviço, através da concretização de objetivos, desenvolvimento de planos de atividade e monitorização permanente dos resultados do desempenho;
  • Reforçar a satisfação dos profissionais, melhorando os aspetos organizacionais do Serviço, a definição clara das funções/responsabilidades e o processo comunicacional interno e externo;
  • Proporcionar o reconhecimento através da Acreditação pela Joint Commission International, tanto por parte da comunidade envolvente, como de outras entidades parceiras, bem como o reforço da satisfação dos utentes/familiares, através da promoção de uma Cultura da Qualidade e Segurança focalizada no doente e em permanente melhoria.