Ébola
O que é a doença por vírus Ébola?
Trata-se de uma doença grave rara, frequentemente mortal, causada pelo vírus Ébola.
É transmitida por contacto direto com o sangue ou outros fluidos corporais (como saliva, urina e vómito) de pessoas infetadas, mortas ou vivas. Pode ser transmitida por contacto sexual não protegido com doentes até três meses depois de estes terem recuperado da doença. A doença pode também ser contraída por contacto direto com sangue e outros fluidos corporais de animais selvagens infetados, mortos ou vivos, como macacos, antílopes e morcegos.
Passados dois dias e até 21 dias após a exposição ao vírus, a doença pode manifestar-se subitamente, com febre, dores musculares, debilidade, dores de cabeça e dores de garganta. A fase seguinte da doença carateriza-se por vómitos, diarreia, manchas na pele e insuficiência hepática e renal. Alguns doentes apresentam igualmente hemorragias internas e externas abundantes e insuficiência de vários órgãos.
Não há qualquer vacina licenciada ou tratamento específico para a doença.
Fonte: Direção Geral da Saúde
Texto Elaborado por: Enfª Lucília Ribeiro, enfermeira na Consulta Externa
Para aceder a informação sempre actualizada consulte o site da DGS:
Para aceder a informação sempre actualizada consulte o site da DGS:
Recomendações para quem viaja para países afetados
As autoridades desaconselham as viagens não indispensáveis para os países afetados. Mas se, ainda assim, tiver de viajar para um país afetados por um surto de ébola, deve seguir as seguintes recomendações:
Siga as indicações das Autoridades de Saúde locais, cumprindo as regras de higiene básicas (lavagem frequente das mãos). O vírus é facilmente eliminado pela utilização de sabão, lixívia, pela ação da luz solar ou por secagem (o vírus sobrevive por pouco tempo em superfícies expostas ao sol);
Não contacte com animais selvagens (macacos, morcegos, antílopes, entre outros) vivos ou mortos. Não consuma a carne desses animais;
Cozinhe bem os alimentos de origem animal (sangue, carne, leite, entre outros), antes de os consumir (a refrigeração ou congelação dos alimentos não inativa o vírus Ébola);
Evite o contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de doentes com o vírus Ébola;
Evite o contacto com cadáveres antes e durante cerimónias fúnebres;
Não manipule qualquer material ou objetos utilizados no tratamento de doentes;
Atente ao risco de transmissão através de relações sexuais.
Sintomas
Se durante a estadia numa região afetada apresentar os sintomas que se seguem, procure cuidados médicos:
Febre elevada de início súbito;
Mal-estar geral;
Dores musculares;
Dor de cabeça;
Dor de garganta;
Manchas na pele;
Dor abdominal;
Náuseas;
Vómitos;
Diarreia;
Dores no peito;
Hemorragias (não relacionadas com traumatismos)
No regresso a Portugal
Ao regressar a Portugal deve vigiar o seu estado de saúde durante 21 dias. Se apresentar alguns dos sintomas anteriormente referidos, ou tiver tido contacto direto, sem proteção adequada, com pessoa doente, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), mencionando a viagem recente e relatando a sintomatologia.
Caso os sintomas se desenvolvam ainda durante o voo de regresso, no avião, deverá informar a tripulação imediatamente. O mesmo procedimento se aplica em viagens marítimas.