Cuidados a ter com o sol

 

Ao sol, cuide da sua pele!

A luz solar promove a síntese da vitamina D, importante para termos ossos fortes, e, ao mesmo tempo, promove uma boa saúde mental, fazendo-nos ficar mais bem-humorados!

Com a chegada dos meses em que temos mais sol convém relembrar alguns cuidados que devemos ter, para nos protegermos dos seus malefícios, não só na praia, mas também no dia-a-dia quando estamos mais expostos. Isto porque uma incorreta proteção da nossa pele pode levar a um envelhecimento precoce da mesma, e até lesões mais graves, como tumores.

Quais os principais cuidados a ter?

- A exposição solar deve ser lenta e progressiva.

- Evitar a exposição ao sol em horas de risco, entre as 11 e as 17 horas.

- Utilizar protecção adequada: chapéu de abas largas, óculos escuros, roupas frescas e protector solar adequado ao tipo de pele. 

- Beber bastante água.

- Aplicar protector solar 30 minutos antes da exposição ao sol.

- É proibido expor ao sol bebés com menos de seis meses, e evitar exposição direta de crianças com menos de três anos.

- Em dias de vento e nevoeiro o sol é "matreiro", queima sem darmos conta!

- A utilização de solários está desaconselhada.

Todos devemos fazer auto-exame com regularidade

Devemos estar atentos ao aparecimento de sinais e manchas na pele, assim como às alterações que possam surgir como: alteração da forma, aumento do tamanho, alteração da cor e outros.

Faça o auto-exame da pele com regularidade, a cada dois meses, para melhor conhecer os seus sinais e assim melhor reconhecer as alterações que possam surgir. Sempre que surgir qualquer dúvida em relação a um sinal consulte um dermatologista.