Dia Internacional da Síndrome de Asperger

O Dia Internacional da Síndrome de Asperger é uma efeméride assinalada desde 18 de fevereiro de 2007. Esta efeméride celebra-se a dia 18 por ser esta a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que atribuiu o nome à síndrome. A celebração desta data tem como objetivo sensibilizar a população para a síndrome de Asperger e destacar a importância da integração na sociedade das pessoas que vivem com esta doença.

A Síndrome de Asperger (SA) é uma perturbação neurocomportamental de base genética, enquadrada nas perturbações do espectro do autismo (PEA), que pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento. A SA distingue-se do autismo clássico, pois não implica um atraso global cognitivo ou de linguagem. Esta síndrome manifesta-se pela alteração e condicionamento da interação social, da comunicação (verbal e não-verbal) e do comportamento. O diagnóstico tem por base a análise de um conjunto de critérios comportamentais.

As pessoas com a Síndrome de Asperger geralmente apresentam grandes dificuldades nas suas relações interpessoais, e em compreender as regras sociais, além disso, são também muito literais, o que se reflete na dificuldade em interpretar os outros. Podem ter dificuldade em associar uma única palavra a múltiplos significados (problemas de semântica), e em compreender o tom e o ritmo do discurso dos que os rodeiam (problemas prosódicos), tendendo também a falar de forma monocórdica.

As causas do surgimento da Síndrome de Asperger não são, ainda, totalmente compreendidas, porém existe alguma informação que sugere que a síndrome resulta de um conjunto de fatores neurobiológicos que afetam o desenvolvimento cerebral.

Até à data não existe cura ou tratamento específico, no entanto é possível aliviar sintomas através de terapias que envolvem as principais capacidades afetadas.

 

Artigo de opinião: Síndrome de Asperger - Sónia Leirião

Síndrome de Asperger

Apesar de ter sido descrita por Hans Asperger em 1944 no artigo “Psicopatologia Autística na Infância”, apenas em 1994 a Síndrome de Asperger foi incluída no DSM-IV com critérios para diagnóstico.

Definição:
Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Um exercício que pode ajudar é o proposto em palestra no Brasil pela pesquisadora Francesca Happé, de imaginar-se na China, ou num país de cultura e língua desconhecidas, com as mãos imobilizadas, sem compreender os outros e sem possibilidades de se fazer entender. É por isso que o autismo recebeu também o nome de Síndrome de “Ops! Caí no Planeta Errado!”.

Embora às vezes surjam indícios bastante fortes de autismo por volta dos dezoito meses, raramente o diagnóstico é conclusivo antes dos vinte e quatro meses, e a idade média mais frequente é superior aos trinta meses.

Para melhor instrumentalizar e uniformizar o diagnóstico, foram criadas escalas, critérios e questionários.

O diagnóstico precoce é importante para poder iniciar a intervenção educacional especializada o mais rapidamente possível.

Algumas das características peculiares mais frequentemente apresentadas pelos portadores da Síndrome de Asperger são:
 - Atraso na fala, mas com desenvolvimento fluente da linguagem verbal antes do 5 anos (Linguagem pedante e rebuscada, o Ecolalia ou repetição de palavras ou frases ouvidas de outros, a Voz pouco emotiva e sem entonação)
 - Interesses restritos: escolhem um assunto de interesse, que pode ser seu único interesse por muito tempo. Interesse exacerbado por coleções (dinossauros, carros, cálculos) em detrimento a assuntos sociais ou quotidianos.
- Presença de habilidades incomuns como cálculos de calendário, memorização de grandes sequências como mapas de cidades, cálculos matemáticos complexos, ouvido musical absoluto, etc.
- Interpretação literal, incapacidade para interpretar mentiras, metáforas, ironias, frases com duplo sentido, etc.
- Dificuldades no contacto ocular, expressões faciais, gestos e movimentos corporais como comunicação não verbal.
- Pensamento concreto.
- Dificuldade para entender e expressar emoções.
- Falta de autocensura: costumam falar tudo o que pensam.
- Apego a rotinas e rituais, dificuldade de adaptação a mudanças e fixação em assuntos específicos.
- Atraso no desenvolvimento motor e frequentes dificuldades na coordenação motora tanto grossa como fina, inclusive na escrita.
- Hipersensibilidade sensorial: sensibilidade exacerbada a determinados ruídos, fascinação por objetos luminosos e com música, atração por determinadas texturas, etc.
- Comportamentos estranhos de autoestimulação.
- Dificuldades em generalizar a aprendizagem.
- Dificuldades na organização e planeamento da execução de tarefas. Algumas coisas são aprendidas na idade “própria”, outras cedo demais, enquanto outras só serão entendidas muito mais tarde ou somente quando ensinadas.


Alunos com Síndrome de Asperger
Na maioria dos casos, crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger podem frequentar a escola regular, mesmo que em alguns casos em classes especiais. Existem casos não diagnosticados com Síndrome de Asperger frequentando as escolas regulares que, devido a suas dificuldades e peculiaridades, são rotuladas como pedantes, sem limites, desorganizadas, etc.

É importante que ao notar algo de diferente no seu aluno, o professor comunique isto à coordenação para que os pais sejam comunicados e encaminhados a um profissional especializado.

Algumas orientações para professores, educadores e cuidadores:
1. Sente a criança o mais próximo possível do professor.
2. Seja requisitado/a como ajudante do professor algumas vezes.
3. Use agendas e calendários, listas de tarefas e listas de verificação.
4. Seja ajudado/a para poder trabalhar e concentrar-se por períodos cada vez mais longos.
5. Seja estimulado/a a trabalhar em grupo e a aprender a esperar a vez.
6. Aprenda a pedir ajuda.
7. Tenha apoio durante o recreio onde, por exemplo, poderá dedicar-se aos seus assuntos de interesse, pois caso contrário poderá vagar, dedicar-se a algum assunto inusitado ou ser alvo de brincadeiras dos colegas.
8. Seja elogiado/a sempre que for bem-sucedido/a.


Sónia Leirião
Psicóloga e membro da Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria