Dia Mundial da Alimentação 2022
Todos nós devemos ser a mudança
No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação a fim de promover a conscientização e a ação mundial em prol dos quase 830 milhões de pessoas que sofrem de fome e insegurança alimentar e os mais de 3 bilhões de pessoas que não conseguem ter acesso a uma alimentação saudável.
Este ano a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), atribuiu a este dia o tema ‘’Não Deixar Ninguém Para Trás’’, pretendendo destacar a importância da solidariedade global na promoção de sistemas agroalimentares eficientes e sustentáveis e do acesso a alimentos nutritivos.
A segurança e o acesso alimentar são cada vez mais impedidos por vários desafios, como a pandemia COVID-19, conflitos, guerras, mudanças climáticas, desigualdade, aumento de preços e tensões internacionais.
Apesar de haver recursos para alimentar toda a população, o aumento drástico do preço dos alimentos provoca em todo o mundo situações de desnutrição, fome e insegurança alimentar.
Uma casa é considerada como tendo segurança alimentar quando os seus ocupantes não vivem com fome ou sob o medo de inanição, tendo plena disponibilidade e acesso aos alimentos.
Este acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e acessíveis é um direito humano e apesar de as políticas governamentais serem fundamentais para que este seja garantido a toda a população, ao redefinirmos o comportamento de cada um de nós também estamos a trabalhar para um futuro inclusivo e sustentável.
Como podemos evitar situações de insegurança alimentar? Seguem algumas dicas nas imagens que podem ser consultadas abaixo.