Dia Mundial da Obesidade

A obesidade é uma doença crónica caracterizada por indivíduos que apresentam excesso de gordura acumulada no corpo. Este excesso de gordura acumulada deve-se a um desequilíbrio entre as calorias ingeridas, através dos alimentos, e a quantidade de calorias gastas/utilizadas com o exercício físico ou nas atividades quotidianas. A obesidade deriva de vários fatores, entre estes incluem-se fatores comportamentais, genéticos, ambientais ou até mesmo pela interação de todos eles.
 
Uma alimentação saudável, aliada ao exercício físico regular, ajuda a manter um peso saudável e ideal. Desta forma, é necessário que sejam adotados, desde cedo, hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.

Hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis:
- Optar por comer alimentos frescos e naturais, ao invés de alimentos altamente processados;
- Fazer várias refeições ao longo do dia, com quantidades adequadas às necessidades individuais;
- Privilegiar o consumo de fruta e hortícolas;
- Optar por métodos de confeção simples e caseiros;
- Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e sal;
- Utilizar plantas aromáticas e especiarias como temperos preferenciais;
- Ter água como bebida de eleição;
- Praticar exercício físico regularmente;
- Optar pelo recurso ao uso de marmitas ou refeições realizadas em cantinas;
- Elaborar uma lista de compras;
- Não realizar as compras em períodos de fome.
 
Para realizar uma alimentação saudável e equilibrada não é necessário gastar muito dinheiro como dita a crença popular. Com uma alimentação planeada compramos apenas aquilo que é estritamente necessário e, se preparada com antecedência, acaba por se utilizar menos recursos económicos tornando-se também por vezes menos calórica e processada.

 
Conteúdo desenvolvido pela Unidade de Nutrição e Dietética do CHL
(2023)
 

Dia Mundial da Obesidade 2022

No dia 4 de março, assinala-se o Dia Mundial da Obesidade. Assim, para assinalar esta data, a equipa da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL preparou conteúdos que pretendem explicar-lhe como pode prevenir a obesidade, quais os grupos de alimentos que deve preferenciar, e qual o impacto da perda de peso em comorbilidades associadas.

A obesidade é um problema global e estima-se que que 800 milhões de pessoas vivam com esta patologia, prevendo-se também que a obesidade infantil aumente 60% durante a próxima década, atingindo 250 milhões de crianças até 2030. Todos temos que agir para inverter esta situação e garantir assim um futuro mais saudável!

Conheça aqui as dicas preparadas pela equipa da Unidade de Nutrição e Dietética do CHL

Saiba mais
World Obesity Day: https://pt.worldobesityday.org/
(atualizado em 2022)