Saiba como prevenir o contágio!

O novo coronavírus apresenta uma maior gravidade para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco (pessoas com 70 anos ou mais, doentes cardiovasculares, hipertensos, diabéticos, doentes oncológicos, pessoas com doença crónica respiratória, e pessoas com sistema imunitário comprometido), no entanto, pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade, género ou nacionalidade. Assim, sua colaboração é fundamental para minimizar o risco de propagação e contágio pelo novo coronavírus.

Respeite as seguintes recomendações: 
Fique em casa;
Caso tenha que sair excecionalmente de casa, garanta o distanciamento social, mantendo uma distância de 1,5m a 2m de outras pessoas;
Lave frequentemente as mãos durante, pelo menos, 20 segundos, com água e sabão;
Tussa e espirre para a parte interior do cotovelo, ou para um lenço de papel, que deve ser imediatamente descartado;
Não partilhe objetos pessoais;
Faça compras de forma consciente e sustentável;
Recorra às urgências apenas em caso real de urgência, e contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) também somente em casos urgentes, ou de suspeita de infeção de coronavírus COVID-19;
Procure informação exclusivamente em fontes oficiais e fidedignas.
 
 

Utilização correta da máscara

O uso de máscara é obrigatório para todos, em espaços fechados e nos transportes públicos, e é fundamental que esta seja aplicada corretamente. Saiba como:
- Lave bem as mãos antes de colocar a máscara. Na impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão, desinfete-as com álcool gel;
- Coloque a máscara com o lado branco (face interna) virado para a cara, e o lado com outra cor (face externa, geralmente de cor azul) virado para fora;
- O bordo mais rígido deve ficar no nariz e deve ser perfeitamente ajustado, tapando-o totalmente, e o outro bordo deverá ficar por baixo do queixo;
- A máscara deve ser mudada sempre que estiver suja ou húmida;
- Lave ou desinfete bem as mãos antes de retirar a máscara;
- Para remover a máscara, pegue nos elásticos ou atilhos pela parte de trás, não tocando na parte da frente;
- Coloque a máscara num contentor de resíduos;
- Faça uma nova higienização das mãos. 


É fundamental ajudar corretamente a máscara ao seu rosto, caso contrário terá a tendência de tocar mais vezes na cara e na própria máscara, o que pode potenciar o contágio da COVID-19! 

Troque de máscara sempre que esta estiver suja ou húmida. Em média, deve ser trocada de quatro em quatro horas ou de seis em seis horas.

Ao descartar a máscara utilizada, coloque-a dentro de um saco de plástico fechado que, preferencialmente, deve ser colocado dentro de um segundo saco, e deposite-o no contentor dos resíduos indiferenciados (lixo comum). Nunca coloque a máscara no ecoponto!

A máscara também deverá ser utilizada em espaços abertos, sempre que se verifique um maior aglomerado de pessoas. 

Lembre-se que o uso da máscara só é eficaz se respeitar todas as medidas preventivas de contágio e propagação do novo coronavírus!





Casa segura - zona vermelha e zona verde

Defina uma zona vermelha junto à entrada de casa, onde, ao regressar da rua, pode colocar os objetos e acessórios que possam estar contaminados com o novo coronavírus. Nesta zona vermelha deve colocar, por exemplo, os sapatos, malas, sacos e casacos que não possam ser imediatamente lavados. Logo a seguir, deve ter definida a zona verde, a partir da qual não existe o risco de contaminação. Nesta zona deve ter disponível calçado de utilizar em casa e álcool ou gel desinfetante para higienizar as mãos (em alternativa pode ir diretamente à casa de banho lavar as mãos, sem tocar em nada pelo caminho!).
 
As roupas utilizadas para ir à rua devem ser retiradas e colocadas a lavar a uma temperatura igual ou superior 60º. Idealmente, deve tomar um duche após cada ida à rua. 
 

Ir às compras

Se possível, opte sempre por fazer compras online, no caso da sua impossibilidade, peça ajuda a um familiar ou amigo, ou, se viver acompanhado, deverá ser sempre a mesma pessoa (a menos vulnerável!) a dirigir-se ao exterior para efetuar compras essenciais.
 
Ao ir ao supermercado opte por adquirir apenas o essencial, não “açambarque”, mantenha a calma e, ao circular dentro da loja, nomeadamente ao contactar com um colaborador, garanta a distância mínima de 1,5m. Evite mexer em tudo! Se existirem, utilize sempre as luvas descartáveis, caso não existam, pode substitui-las por um saco plástico.

Alimentação saudável

Uma boa alimentação, aliada à hidratação adequada, é essencial para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor e mais rápida recuperação de doenças. Assim, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde, desenvolveu um manual que, de forma simples e objetiva, apresenta dicas que promovem a prática de uma alimentação equilibrada em situação de quarentena/isolamento social, e apresenta um planeamento de compra de alimentos que promove idas ao supermercado responsáveis e sustentáveis, que permitam uma boa gestão de stocks por parte dos supermercados. Este planeamento de compras inclui recomendações sobre os melhores alimentos a adquirir, tendo em conta a sua durabilidade e qualidade nutricional. Este manual inclui ainda uma secção especialmente dedicada aos idosos e aos cuidados alimentares que esta população de risco deve cumprir.
 
Pode consultar e descarregar gratuitamente este manual aqui
 

Como tratar dos resíduos domésticos (lixo)

Os resíduos (“lixo”) produzidos por uma pessoa infetada pelo novo coronavírus, que esteja em isolamento, devem ser depositados num contentor diferente do que é utilizado pelas restantes pessoas que habitam na mesma casa. O contentor da pessoa infetada deve permanecer no quarto onde esta está habitualmente. Os resíduos da pessoa infetada não podem ser reciclados, e devem ser devidamente depositados em sacos bem fechados e colocados no contentor – lembre-se que estes podem ser um meio de transmissão da COVID-19, pelo que ao transportar os sacos deve ter cuidado para que estes não toquem em nada, sendo essencial lavar as mãos durante e após o seu manuseamento!





Atividade física

Ficar de quarentena em casa não significa ter que ficar parado! Existem inúmeras atividades físicas que podem ser feitas em casa, nomeadamente as tarefas e atividades domésticas que está constantemente a adiar por falta de tempo, como por exemplo limpar as janelas. Pode também aproveitar para fazer atividades lúcias e jogos tradicionais (jogo da macaca, corrida do saco, jogo do elástico, jogo da “mamã dá licença”), ou até o jogo do twister (pode aproveitar para criar o seu próprio tapete de twister). Não se esqueça ainda que dançar é sempre uma ótima opção para se manter ativo e em diversão.

Diversos ginásios, personal trainers e professores de yoga, dança e de outras modalidades, estão também a disponibilizar aulas online de forma voluntária e gratuita – junte-se a estes profissionais e aproveite para se exercitar em família!

Elevadores

De preferência, e sempre que possível, deve optar por circular por escadas. No entanto, se tiver de usar o elevador, saiba que cuidados deve ter.

Aproveite para deixar de fumar!

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo o seu consumo um dos maiores problemas de saúde pública, com repercussão em toda a população fumadora e não fumadora. Numa altura em que é primordial cuidarmos da nossa saúde respiratória e cardiovascular, é fundamental que deixe de fumar. Fumar pode aumentar o risco de contrair a COVID-19!
 
Quando alguém fuma, está a afetar a própria saúde, mas também a de quem o rodeia. 
Caso não consiga dizer não ao tabaco, lembre-se que é essencial lavar as mãos antes e depois de fumar. Deve também desinfetar frequentemente o seu maço de tabaco (ou cigarro eletrónico, se for o caso), e o isqueiro, pois todos estes objetos podem ser um veículo de transmissão e propagação da COVID-19.